Como advogados estão sobrevivendo no digital?

Marketing jurídico é sinônimo de várias restrições, mas os advogados que lidam bem com as regras estão tendo bons retornos no digital.

  • Fernanda Ferraz

Marketing jurídico é sinônimo de várias restrições, mas os advogados que lidam bem com as regras estão tendo bons retornos no digital.

Se você é advogado, já sabe que não pode divulgar resultados de casos reais, não pode fazer captação ativa e muito menos promoções ou campanhas diretas que encaminhem para o fechamento. Então como ganhar espaço em um mercado tão competitivo como o jurídico?

Todos os anos, milhares de jovens prestam a temida prova da OAB, tornam-se advogados e abrem seus escritórios. Muitos acreditam que o mercado está saturado, porém o número de advogados por pessoas no país é mais que o suficiente para garantir o direito de todos, o problema é que nem todos os advogados sabem como se posicionar no mercado.

Para não ter problemas com a OAB e ainda fazer um bom trabalho no digital, é necessário estratégia. A Ordem dos Advogados proíbe prospecção ativa de clientes, mas não proíbe conteúdos informativos que possam servir de luz na escuridão para pessoas desavisadas.

O TJSP em site oficial registrou 32,1 milhões de atos processuais no Brasil entre janeiro e outubro de 2023 e, de acordo com o Uol em artigo publicado em 8 de dezembro de 2023, a proporção é de um advogado para 145 brasileiros em 2023. Isso nos mostra que não podemos ignorar as formas legítimas de atrair clientes para a base, pois quanto mais tempo ocioso se perde, um processo a menos você deixa de atender enquanto advogado.

A forma mais aceita e praticada pelos advogados que querem dominar o mercado é a criação de conteúdo de valor, baseado em informação. O objetivo aqui não é incitar o litígio, mas instruir a população sobre seus direitos. A comunicação deve ser feita com muito cuidado para que os termos publicitários não entrem em conflito com as normas da ordem.

Fato é que muitos advogados acabam ignorando as regras da OAB e publicando anúncios diretos, arriscando suas carreiras, mas não é o tipo de comunicação que recomendamos na ModoPro. Para alcançar um bom rendimento e ainda manter a campanha dentro das normas, é preciso criatividade e inovação, requisitos trabalhosos que custam tempo e poucos estão dispostos a desenvolver.

Visando as dificuldades iminentes e a alta concorrência jurídica, desenvolvemos estratégias completas para que os profissionais jurídicos ganhem mais visibilidade e credibilidade com conteúdos que não apenas agregam valor, mas também geram conexão com a audiência.

Ao disponibilizar uma informação gratuita e tirar uma dúvida superficial, não estamos apenas dando algo, mas estamos criando empatia, um gatilho mental silencioso e poderoso.

Eventualmente, aquela pessoa que viu o seu conteúdo pode precisar de um advogado e a tendência é que esta mesma pessoa procure alguém de confiança que já a tenha ajudado antes e por isso esses conteúdos são tão valiosos.

Outra ferramenta poderosíssima a ser usada são os conteúdos em Blogs otimizados para a busca, conhecidos como estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Nestes artigos estamos passivamente atraindo a atenção de pessoas que buscam uma solução específica ou procuram a resposta para outra dúvida em particular. Ao navegar pela internet, essa pessoa se depara com um texto sugerido pelo próprio Google, com o trecho exato que vai de encontro à pesquisa. O navegante encontra a solução que procura e, se ainda precisar de mais orientação, procurará por mais informações na mesma página ou páginas semelhantes, até encontrar o contato do desenvolvedor.

Este tipo de comunicação é específica, mas conta o Google a seu favor, por isso é importante usar as palavras certas, ou o texto não terá efeito. Inúmeras pesquisas são feitas antes de criar um texto que pode ou não ser desenvolvido pela própria agência com base nas maiores buscas feitas nos sites de pesquisas.

Uma vez que estes conteúdos são criados, tanto nas redes sociais quanto em sites e blogs, chega a hora de potencializar o alcance dessas publicações com o Tráfego pago e é aqui que a mágica começa a acontecer.

Um bom gestor de tráfego irá direcionar o artigo ou post para um público específico e pensado para aquele tipo de problema. Se o advogado atende à área trabalhista, então o gestor irá buscar pessoas que tenham interesse naquele determinado direito. Se o advogado se especializou na área familiar, então o gestor irá procurar por um conjunto de pessoas que atenda àquele tipo de público, com base em interesses em comum.

Este tipo de serviço é o acelerador da campanha e precisa de muita atenção para não acelerar na direção errada, ou as iscas não serão entregues para as pessoas que realmente têm potencial.

Um erro muito comum no perfil de advogados é a produção de conteúdo voltada para outros advogados, com termos técnicos difíceis que pessoas leigas não costumam entender. Essa explicação complexa costuma atrair outros profissionais da área em busca de novos conteúdos para o próprio perfil e não pessoas que precisam de soluções judiciais para seus problemas.

Com um bom alinhamento técnico e um bom conhecimento de produção de conteúdo de valor, somando o tráfego pago à estratégia e adicionando textos de credibilidade, este advogado teria uma campanha completa para atrair clientes de forma passiva, mas nem todos estão preparados para esta estrutura.

 

É normal, na nossa agência, encontrarmos advogados ainda no começo de carreira, sem um site ou blog, apenas com as redes sociais e isto já é o bastante para começar e caminhar rumo às estratégias mais avançadas que desenvolvemos, ou até mesmo profissionais experientes que não estão contentes com os resultados e perceberam que a internet usada da forma correta pode mudar o rumo do escritório.

Conciliar a vida de influencer e advogado não é uma tarefa fácil e muitos profissionais perdem o foco ou a credibilidade no processo, por isso a orientação profissional é importante para ser criativo dentro dos limites. Se você, como advogado, tem disposição para dar sequência nas estratégias de divulgação e ainda se atentar aos atendimentos, saiba que já te entregamos o necessário para começar a desenvolver a sua própria estratégia, mas se você não tem tempo para os dois e precisa se dedicar apenas a uma tarefa, recomendamos que procure uma agência de sua confiança para mais informações e gerenciamento das suas redes.