A sabotagem de ter muitos leads

A busca pelo mais fácil atrapalha suas vendas. Lei e descubra o por quê.

  • Fernanda Ferraz

Muitas empresas buscam o volume de mensagens e não é um modo errado de se pensar, porém precisa ser analisado com muita atenção.


Antes de dizer se os anúncios de venda estão sendo eficazes ou não, precisamos medir a taxa de conversão que ele está proporcionando.


Se a empresa tem muitos contatos e poucos fechamentos, pode significar um erro no perfil do público e isso precisa ser corrigido o quanto antes! Por outro lado, se os contatos parecem qualificados, mas as vendas não estão acontecendo, você pode estar tendo um problema no fechamento!

Uma equipe desqualificada pode estar deixando 30% dos negócios na mesa!

 

A busca pelo mais fácil atrapalha suas vendas.


Quando o volume de contatos é muito grande, o time comercial tende a procurar os contatos mais fáceis, ao invés de trabalhar a venda.


Em algumas situações, o cliente já está decidido a comprar antes mesmo de encontrar a empresa e, neste caso, é o cliente que está comprando de você.


Já quando o cliente não tem tanta certeza, precisa de mais informações e ainda está procurando um motivo para fechar negócio, o atendimento costuma ser mais longo e o vendedor, muitas vezes, tende a deixar aquele cliente em potencial de lado para atender a venda certa!

 

O caminho ideal para o sucesso:


Pensando em economia e aproveitamento, o ideal seria ter leads qualificados que possam ser trabalhados a curto, médio e longo prazo, para que o custo por venda seja menor.


Um cliente bem atendido e satisfeito é um cliente que gera recorrência e recomendação, dois poderosos aliados para resultados maiores. Dar pouca atenção ao cliente para atender a uma grande demanda pode deixá-lo desconfortável.


Reflita, você prefere um atendimento engessado e curto, ou um atendente que esteja preocupado em resolver o seu problema com melhores preços e soluções?
Analisando e otimizando a equipe de vendas:


Mantenha sua equipe de vendas motivada para ter uma empresa saudável, é o primeiro passo!


O segundo passo é organizar e alinhar o objetivo do grupo. Neste ponto, planilhas e controles de CRM são indispensáveis, tanto para medir os resultados das campanhas, quanto para proporcionar um atendimento melhor e individualizado.


Saiba o limite que a sua equipe pode atender com qualidade e se for preciso, aumente a equipe.


O cliente trabalhado com atenção irá ser mais lucrativo que o cliente que veio de uma esteira de produção e só queria uma vantagem momentânea.

Priorize contatos qualificados a volume de mensagens e observe os resultados.


Para finalizar, uma pergunta: Você confia nas técnicas de venda da sua equipe?